top of page

Propagando sementes 
nativas e orgânicas.

A Casa da Semente é um espaço de cuidado da semente!


A Casa da Semente da AOPA (Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia) é uma parceria com a Casa Da Partilha da ABAI (Associação Brasileira de Amparo a Infância).  Está situada no interior de Mandirituba/PR junto a ABAI, na Região Metropolitana de Curitiba. A Casa da Semente resgata, mantem e melhora a agrobiodiversidade e defende o direito dos agricultores e agricultoras a respeito do livre uso de suas sementes crioulas.

 

Como funciona a casa da semente ?


As famílias agricultoras cultivam e multiplicam variedades de sua escolha com um planejamento, tornando-se Guardiões de Sementes Crioulas. A Casa recebe as sementes produzidas, limpa, faz teste de germinação, divulga e cuida da logística. Famílias agricultoras em busca de sementes orgânicas fazem um pedido coletivo ou individualmente

 

Quem são os guardiões de sementes ?


Agricultores e agricultoras capacitados(as) para serem produtores(as) de sementes orgânicas. Muitos agricultores já guardam sementes crioulas desde gerações e alguns destes agora se aliam na Casa da Semente. A Casa faz também um trabalho de chamamento de novos guardiões que podem colaborar com a iniciativa e se tornarem sócios dela.

 

O que é a ReSA ?


A ReSA (Rede Sementes da Agroecologia) é um espaço de articulação e organização de iniciativas de produção e conservação das sementes crioulas agroecológicas, buscando maior autonomia às famílias agricultoras e consumidoras, promovendo o conhecimento e a multiplicação das sementes e das experiências.
A ReSA vem organizando, apoiando e participando de festas e feiras de sementes por todo o

Estado do Paraná e além.
 

Quer saber quais sementes temos?

Vídeo da Casa da Semente premiado pela ABA

Assista o vídeo das Hortiguardiãs e Hortiguardiões do Projeto Sementes para Todos da AOPA, premiado no concurso #AHistóriaQueEuCultivo, organizado pela ABA - Associação Brasileira de Agroecologia.

 

O Grupo de Trabalho (GT) Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou o resultado do Prêmio #AHistóriaQueEuCultivo. Diante do atual cenário de dor, morte e fome, os mais de 115 vídeos recebidos no concurso trazem esperança. Desse total, cinco produções, uma de cada região do país, saíram como principais vencedoras. Suas autoras e autores participarão de intercâmbios agroecológicos assim que houver segurança em relação à pandemia de Covid-19.

Também foram condecoradas 15 experiências na categoria “Histórias Locais”. Será elaborada, ainda, uma “História Coletiva”, a fim de termos um olhar panorâmico sobre a defesa do patrimônio genético alimentar no Brasil a partir de seus povos. Por fim, serão emitidos certificados e menções honrosas.  

Em sua 1ª edição, o Prêmio prestou homenagem à Emília Alves Manduca (em memória), animadora de sementes crioulas no Mato Grosso. Para se chegar aos nomes vencedores, contamos com o apoio de pessoas ligadas à agroecologia, à cultura e à comunicação. Acesse o resultado: https://bit.ly/3fwLPzm.  

 

Ajude a semear as informações:

↪️ Site da ANA: https://bit.ly/2SRGCu7
↪️ Instagram: https://bit.ly/2RnpdcE
↪️ Facebook: https://bit.ly/3oyjxIW
↪️ Twitter: https://bit.ly/3bE3dB4

#AHistóriaQueEuCultivo

Chegaram as sementes

Chegaram as sementes do projeto de partilha! Variedades de milhos, feijão, arroz, mandioca e batata salsa - primeira etapa. A segunda, daqui alguns dias, vai hortaliças.


Logo todas as sementes estarão com os grupos que pediram! Se tiver ainda interessados em receber sementes de milho e feijão,  entrar em contato com o Marcelo Passos ou com a Nel!

Algo belo está acontecendo!

No meio da pandemia e de todos os problemas que ela trouxe, no meio da crise econômica que já existia antes do covid19, surge uma iniciativa importante e marca uma nova fase para a AOPA. A Casa da Semente, é uma das ações do projeto  da AOPA chamado “Semente para Todos”, com recursos de nossos amigos alemães da organização Terra Nova.


Os momentos difíceis que passamos, não só na agricultura, têm nos exigido rever muita coisa.
Já falamos sobre ela outras vezes. Agora, junto com as outras entidades da ReSA (Rede Sementes da Agroecologia), a Casa da Semente/AOPA, buscando alternativas para substituir as festas e feiras das sementes, conseguiu  recursos junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para fazer uma grande distribuição de sementes. Na primeira etapa, que está quase no final, está sendo distribuído sementes de milho, arroz, feijão, além de mudas de batata salsa e manivas de mandiocas. A segunda etapa será das sementes de hortaliças. Muitas comunidades indígenas e quilombolas estão se beneficiando. Muitos agricultores e agricultoras estão se emocionando em receber estas sementes, que são variedades (não híbridas) e poderão ser replantadas nas safras seguintes.


Para a segunda etapa, vamos precisar empacotar cerca de 20 mil pacotinhos com todas as variedades que temos. Aqueles que tiverem interesse de ajudar neste processo de empacotar, separar os pedidos e despachar as sementes serão bem-vindos. Podem entrar em contato comigo, Nel ou Dantas. Logo passaremos os dias dos mutirões (tomando os cuidados necessários neste momento de pandemia).


Também estamos começando novo projeto junto com o MPT de fortalecimento das Casas de Semente e festas e feiras.
Outra porta que está se abrindo é uma parceria mais consistente com o IDR (antiga Emater/CPRA/IAPAR/CODAPAR) para acessarmos sementes e outros materiais genéticos. No começo do ano conseguimos muitas variedades de manivas e estava programada uma oficina de coleta e preparação de mudas de frutíferas, na estação de Morretes do IAPAR (que foi adiada por conta da pandemia). Agora recebemos sementes de arroz de sequeiro e de alagado para produção de sementes para a ReSA e ano que vem teremos no circuito estas sementes.
Seguimos, abraços!

Marcelo Passos - Projeto Casa da Semente

LOGO - CASA DA SEMENTE.png

Endereço: Rua: Estrada municipal Otávio de Jesus Biscaia, sn.
Bairro: Queimados - Mandirituba (PR)
Referência : Sede ABAI, Casa da Semente | AOPA

CARTILHA DE SEMENTES - SITE.jpg
Faça o Download da cartilha das Sementes 2021 - AOPA
site cartilha ecovida.jpg
Faça o Download da cartilha das Sementes - Rede ECOVIDA
RODAPÉ DOWNLOAD.jpg
Clique aqui
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page