PROJETO SEMENTES PARA TODOS

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

Propagando sementes

nativas e orgânicas

A AOPA - Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (inicialmente denominada Associação de Agricultura Orgânica do Paraná)  é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por famílias agricultoras e consumidoras organizadas e por pessoas comprometidas com a agroecologia.

 

Foi fundada em 10 de setembro de 1995, como resultado do crescimento do movimento da agricultura orgânica no Paraná, particularmente na Região Metropolitana de Curitiba. Com esta ampliação, fez-se necessária uma entidade que os representasse junto à sociedade, que coordenasse um trabalho voltado para a organização da produção dentro de parâmetros de sustentabilidade ambiental, social e econômica e desenvolvesse novos canais de comercialização.

 

Atua diretamente no acompanhamento técnico da produção agroecológica, do processamento e da comercialização no Vale do Ribeira, na Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais do Paraná. Mais de 410 famílias agricultoras estão envolvidas neste trabalho, sendo 250 famílias de forma mais direta. Realiza também assessoria nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul na organização da produção, avaliação da conformidade orgânica (certificação participativa) e construção de novos canais e circuitos de comercialização através dos princípios da economia popular solidária. Abrange com estas ações cerca de 1200 famílias.

 

O trabalho está pautado no enfoque participativo, envolvendo os agricultores e as agricultoras nas decisões e condução das ações realizadas. O estímulo à organização em grupos, com autonomia na sua dinâmica de funcionamento, tem oportunizado um espaço concreto de autogestão e mobilização em torno de questões objetivas, como a produção e comercialização de alimentos agroecológicos e a adequação ambiental das unidades familiares rurais.s de grupos de outros estados: agricultores/as, técnicos, poder público municipal e estadual);

 

p) Intercâmbios internacionais no âmbito da produção e comercialização de produtos agroecológicos, Sistemas agroflorestais, certificação, mercado justo, economia solidária (viagens para Itália, Portugal, Bélgica, Holanda, França, Alemanha, Equador, Paraguai, Argentina, Uruguai);

 

A AOPA integra a Rede Ecovida de Agroecologia, composta de mais de 3 mil famílias de agricultores ecologistas no sul do país, e vem atuando junto aos agricultores e agricultoras familiares, no sentido de buscar alternativas para a superação das limitações existentes tanto no campo da produção quanto da comercialização de produtos agroecológicos.

RODAPÉ DOWNLOAD.jpg
Clique aqui